"A memória é uma das realidades mais belas da alma humana ... memória é refinado, sagrado e pessoal. A memória tem sua seletividade interior e profundidade. A memória humana é um templo interno de sentimento e sensibilidade. A beleza e o convite da oferta de uma idade, um momento ... de silêncio e solidão ... como uma visita à casa de sua memória interna. Você pode rever todos os seus passados. A memória é uma série de histórias de sua vida, que são costuradas juntas para formar um todo coerente. A memória requer que você faça sentido fora de sua própria vida, onde ocorre uma mudança de caráter, atitude e comportamento com relação ao passado.Registrar as memórias é uma grande oportunidade não só para contar a história para os outros, mas no processo de escrevê-la para aprender com sua própria vida. Em cada história de memórias, você procura um momento onde as alterações criadas serão transformadas... como os poetas fazem, porque quando você escreve suas memórias, você está procurando, um contato mais profundo do seu Eu... dos acontecimentos, dos fatos... é importante manter seus olhos fixos nos significados , metáforas, pois é uma nova forma de compreender a si mesmo e sua história.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Memórias

Porque um blog sobre Memórias?

Qual o propósito do registro das palavras?

Eu tenho uma infinidade de perguntas e respostas sobre a escrita de memórias... de tudo que vivenciei, pesquisei, ao longo dos meus 48 anos de idade... memórias de família, de amigos, das viagens, do aprendizado... até mesmo de estranhos, aqueles que simplesmente passam por nós e nos deixa algo... especial... apenas num sorriso, num olhar, num gesto.

E então, a idéia de escrever a minha história de vida... talvez eu sozinha não tenha nada de importante para partilhar, ou então iria pensar, quem estaria interessado em ler sobre minha vida...?
Então, qual é o propósito de escrever histórias sobre a vida, ou sobre como deixar registrados minhas memórias?
Diferentes razões. Até mesmo os grandes escritores, tiveram um grande efeito quando registraram suas memórias, alguns ficaram guardados durante anos na gaveta, até que alguém os encontrassem.
Se me perguntarem, porque resolvi escrever minhas memórias, posso até deixar por escrito a resposta... ao longo do tempo, vou registrar tudo...talvez, escrevendo para resolver um problema antigo? ou para compartilhar uma grande mudança, na minha forma de enxergar a vida, minhas ações, atos, atitudes ou modo de pensar? Meu testemunho, minhas descobertas...ou até mesmo como um poeta, estarei escrevendo a minha história, mesmo em pequena escala, para a posteridade?
Uma coisa eu sei... quando você registra suas memórias você aprende muito sobre si mesmo...quando comecei a escrever minhas memórias, foi para o propósito da alma, algo como eu poderia ouvir a minha própria voz silenciosa, minha opinião, onde ninguém poderia responder-me ou discordar de mim!
Era como olhar para trás e caminhar para frente! Viver é aprender
Se alguém vai interessar em ler...fica a critério individual de cada um... o que está relatado aqui foi uma etapa importante pra mim, de repente, ela serve pra ti também... até como incentivo de escrever suas memórias.
A memória escrita para muitos pode ser forma de terapia, não precisa ser exatamente um escritor, um poeta, um celébre da literatura, você pode deixar registrado algo que viveu, aprendeu, presenciou, pesquisou...Relatar sua história, descrever seu caminho através de um período difícil da vida, ou escrever sobre a aprendizagem de uma lição de vida, os desafios, os obstáculos superados... há uma infinidade de experiência que podem nos ajudar, e ajudar muitos.
Memórias pode proporcionar momentos de ensino.
A boa memória se concentra em um evento ou uma série de eventos que evocam uma mudança no autor - talvez uma mudança de opinião, uma mudança de sentimentos, uma mudança para melhor (ou pior).

Memórias pode também fornecer algo pessoal, partilhar algo que somente você sabe, que está lá no fundo do coração escondido.. mas o escrever memórias para muitos é manter estes certos momentos vivos, as vezes essa partilha não é necessário uma grande tiragem de cópias, somente relatada, guardada, ser presenteada para amigos e familiares...em especial muitas vezes a pessoa amada... Pode também, ser uma forma de documentar uma parte de suas vidas.

Lembrei-me de um poema que li recentemente de um momento descrito por um escritor que relata como ele viu as suas palavras sendo lidas por outra pessoa.

"Virá um dia que vou ver você lendo isto.
Eu olharei para cima destas palavras que estou escrevendo agora
essa linha, e eu estarei aqui, vivo novamente.
Eu vou respirar esse ar que você está respirando.

Trecho do poema " A única coisa certa" - Peter Cooley

Reveja suas memórias, considere escrever as suas razões e, em seguida, tornando-se uma parte da sua coleção de memórias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário